quarta-feira, 31 de dezembro de 2014

ANO NOVO


Mais uma vez em nossa trajetória terrena vamos reiniciar uma nova volta do planeta em torno do sol repetindo as mesmas estações e os mesmos meses  acrescentados de mais um ano de vida à nossa disposição, cheio de oportunidades para cada um fazer a sua escolha de acordo com seu modo de ser e sua concepção de vida. O importante nesta passagem de ano é fazer uma avaliação do que foi feito no ano que findou e traçar uma nova programação para o ano vindouro em melhores condições de vida com o firme propósito de corrigir os erros cometidos, aprender com as experiências e renovar-se para o novo ano.

terça-feira, 30 de dezembro de 2014

SEGUE ADIANTE


Na jornada pelos caminhos da vida em cumprimento ao imperativo da evolução do homem neste planeta apresentam-se nos diferentes trechos do caminho as mais diversas situações que devem ser passadas e seguir adiante como obstáculos necessários ao amadurecimento de cada um. Muitas vezes surgem caminhos floridos convidando aos que passam despertarem a alegria de viver e confiar no elevado propósito da vida. Outras vezes defrontam-se trechos perigosos reclamando a atenção e cuidado na travessia. De quando em quando aparecem subidas íngremes exigindo esforços e cuidados para vencê-las. E, assim, transcorre a caminhada do ser humano cheia de imprevistos e obstáculos a serem vencidos. Todavia, em alguns trechos do caminho as dificuldades são tão grandes que superam todos os esforços ameaçando comprometer a caminhada. Nestes instantes decisivos da vida em que a adversidade parece superar toda resistência, então temos que confiar em Deus e seguir adiante

segunda-feira, 29 de dezembro de 2014

RECOMEÇO


“Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim” (Chico Xavier). Ao homem foi-lhe concedido a livre escolha para construir o seu próprio destino. Todavia, Deus lhe concede uma nova oportunidade de recomeçar quando as suas escolhas não foram assertivas. Recomeçar é empreender novas jornadas em caminhos diferentes daqueles já percorridos e que não tiveram sucesso. Contudo, as experiências adquiridas no erro são também válidas para o aprendizado.
RECOMEÇO
View more presentations or Upload your own.





                                                                                                                                                                                                                                                                                       

domingo, 28 de dezembro de 2014

ROMARIA


Romaria é um ato de fé enraizado na tradição popular e comungado por milhões de peregrinos de todos os recantos do país nas mais diversas manifestações consagradas aos calendários estabelecidos pelas religiões ou nas datas que representam algum evento importante para aquela comunidade, mas, sempre com o mesmo intuito de agradecimento e de  reverência a alguém que lhe despertou a simpatia e a devoção. A maioria das peregrinações é conduzida pela Igreja Católica por ser a mais antiga e tradicional, sendo que cada época é destinada a uma determinada festividade ou em homenagem aos seus Santos. Embora seja uma tradição genuinamente popular, a peregrinação é um ato de fé individual, isto é, o mérito em que se reveste esta manifestação religiosa depende exclusivamente de como cada um a interpreta e da sua própria convicção.

sábado, 27 de dezembro de 2014

SERENATA


Conservando o sentimento romântico a serenata é ainda uma das relíquias do passado que permanece indelével para aqueles que tiveram a oportunidade de participar desta época do sentimentalismo simples e verdadeiro. A serenata quando é direcionada a alguém em particular nada mais é do que uma declaração de amor. Embora, nos tempos atuais a juventude nem sabe o que significa uma serenata em termos românticos e singelos de antigamente, ela ainda existe nos corações daqueles que ainda guardam as coisas boas do passado e que infelizmente foram substituídas pelas músicas extravagantes e acintosas da atualidade. Aliás, não se pode chamar de música a esses sons aberrantes cultivados por uma juventude alienada das coisas belas e verdadeiras que se tornaram um patrimônio da humanidade.


View more presentations or Upload your own.


NOCTURNE: SECRET GARDEN


































sexta-feira, 26 de dezembro de 2014

RAMALHETE


A beleza da vida é constituída de coisas simples que muitas vezes deixamos de apreciar porque estamos entretidos com coisas que nos chamam a atenção por considerá-las de maior interesse. Assim passa despercebida a beleza das coisas naturais a que estamos tão acostumados que não as notamos, como o amanhecer, traduzindo uma nova oportunidade para continuarmos a usufruir da vida; o entardecer como fechando o expediente do dia e uma pausa para a reflexão; a beleza de uma flor traduzindo com alegria a presença de Deus; o sorriso de uma criança como um quadro vivo da inocência e, assim, caminhamos distraídos  nesta existência para acordarmos na enfermidade ou na velhice quando já é tarde demais.

quinta-feira, 25 de dezembro de 2014

NOSSA SENHORA



Nossa Senhora, o receptáculo sagrado para receber o Filho de Deus, em concepção imaculada como representante do Céu na Terra. Mãe de todas as mães, símbolo do amor puro e da misericórdia para os pecadores e para todos os que sofrem as misérias do mundo. Jesus Cristo é o caminho para Deus e a Mãe Santíssima é o caminho para o Senhor. Pelo seu grande amor à humanidade se apresentou visível e luminosa em quase todos os países como a dizer que está sempre presente junto aos homens como a luz que os guia no caminho da salvação. O nome de Rainha do Céu é justificado porque é o portal entre Deus e a humanidade.

terça-feira, 23 de dezembro de 2014

E O VERBO SE FEZ CARNE



Está grafado textualmente no Evangelho de João: “No princípio era o Verbo e o Verbo estava com Deus”. Nesta descrição do Evangelista se evidencia claramente duas pessoas: Deus e o Verbo. Quando fala do Verbo João se refere a Jesus Cristo, o que quer dizer que no princípio, isto é, antes da criação do mundo, Jesus já estava com Deus como filho unigênito, aquele que surgiu em primeiro lugar. Em linguagem simbólica o Verbo significa a palavra de Deus, ou mais precisamente, a vontade de Deus manifestada em Jesus Cristo, por isso é que João afirma: “O Verbo era Deus”. Devemos entender também quando ele diz que o Verbo se fez carne, ao nascimento de Jesus entre os homens.

segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

ROSA VERMELHA




Cada gota de sangue vertida por Jesus quando do seu martírio e crucificação se transformou no coração daqueles que O aceitaram com verdadeira fé em uma  rosa vermelha, rubra como o seu sangue e com o inebriante perfume do Seu inolvidável  amor. Se a rosa vermelha é o símbolo do amor ardente é porque foi impregnada com o mais puro amor sob o mais cruel tormento.

ROSA VERMELHA 2
View more presentations or Upload your own.























                                                                                                                                                                                                                                                         MÚSICA: MARA LIMA

sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

O FILHO PRÓDIGO


O filho pródigo representa todo aquele que esbanjou as dádivas de Deus nas atrações do mundo sem que se revertesse em qualquer benefício para o seu crescimento espiritual. Desperdiça os bens materiais em distrações, prazeres, caprichos e futilidades sem saber que todos os bens terrenos pertencem efetivamente a Deus e que é apenas usufrutuário deles e que tem que os devolver pela morte. Descuida da saúde do corpo quando a tem em abundância pelos excessos sem justificativa antecipando a doença ou mesmo a morte, partindo para o mundo espiritual em condições precárias e com o remorso tardio. Não valoriza as amizades e pessoas que lhe são úteis caindo mais tarde no esquecimento e na solidão. Desconsidera a valor espiritual da religião como uma ocupação opcional e, no entanto, na hora que se aproxima a morte se apavora e procura se agarrar a qualquer credo que lhe dê alguma segurança, embora tardia e sem valor. Apesar de toda a inconseqüência e deserção do homem com relação à vida espiritual, Deus em sua misericórdia ainda acolhe os desertores arrependidos e lhes dá novas oportunidades de redenção.

quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

PRESENÇA DE DEUS


Deus está presente em toda a sua criação como um artista está presente em suas obras. Tudo que não for obra dos homens pertence à criação de Deus. Basta olharmos a natureza para descobrir a insondável inteligência que a criou. Somente a nossa galáxia possui aproximadamente 200 bilhões de estrelas e sabemos pelos dados científicos que existem centenas de galáxias no universo. Desde o microcosmo até o macrocosmo se manifesta uma perfeição que escapa ao nosso entendimento, mas que evidencia a perfeição de quem os criou. Não podemos conhecer Deus porque não temos a capacitação para isto, mas, podemos senti-lo em suas obras como identificamos também um artista pela sua obra.

segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

AO ENCONTRO DE DEUS




Como podemos pessoalmente encontrar Deus se Ele é incomensurável e de natureza diferente da dos seres humanos? A essência do homem é espiritual, mas a de Deus é para nós desconhecida e só podemos percebê-lo pelas suas obras. A perfeição da Criação é um atestado da perfeição de Deus, pois um efeito inteligente só pode ter uma causa inteligente. Desde os átomos; das células; dos seres vivos; da natureza; das galáxias e do universo, demonstram cabalmente uma perfeição que o homem mal pode compreender mesmo com todo o seu conhecimento científico e tecnológico alcançado até o presente. Mas, se não podemos compreender Deus pela nossa inteligência podemos senti-lo pelo nosso espírito se estivermos em paz e harmonia com a natureza. Nada no universo acontece por acaso, tudo está contido dentro de uma programação que escapa ao nosso conhecimento, mas, que tem uma meta bem definida a ser alcançada. Nesta programação se enquadra a própria evolução, tanto a dos seres vivos quanto a do universo. Nada é estanque na Criação, pois tudo se movimenta numa direção previamente estabelecida sem que haja desvio ou interrupção.  Se não conseguimos perceber a presença de Deus na vida, não é porque ele não está presente, mas, porque não temos ainda a capacidade para encontrá-lo.

domingo, 14 de dezembro de 2014

PAI NOSSO


O Pai Nosso, a oração que Jesus nos ensinou, representa  as condições em que devemos nos encontrar a fim de nos aproximarmos de Deus neste colóquio sacrossanto para desnudar a nossa alma em Sua Divina presença. Para entendermos o significado profundo do Pai Nosso é necessário analisarmos as diferentes condições de que ele se reveste. Primeira: “Pai Nosso que estás no Céu, santificado seja o Teu nome”; significa que devemos nos aproximar de Deus com toda humildade e veneração, considerando o nome de Deus o que há de mais sacrossanto para nós. “Segunda “Venha a nós o Teu Reino e seja feita a Tua vontade assim na Terra como no Céu”;”  é a nossa submissão incondicional à vontade de Deus expressa em suas leis imutáveis e eternas.Terceira: “O pão nosso de cada dia nos dá hoje”. Representa a responsabilidade que temos do trabalho necessário ao nosso ganha pão de cada dia, acreditando sempre na Divina providência. Quarta: “Perdoa as nossas dívidas assim como perdoamos os nossos devedores”. Nesta sentença da oração existe uma condicional que nos exige a mesma atitude para com o nosso próximo para solicitarmos o perdão de Deus. Quinta: “Não nos deixes cair em tentação, mas livre-nos de todo mal. Assim seja”.Finalmente o pedido de proteção contra as tentações do mundo que nos afastam de Deus e da influência do mal que traz a perdição.

sábado, 13 de dezembro de 2014

NATAL


O nascimento de Jesus Cristo, que comemoramos como a festa do Natal, foi o maior e o mais sublime acontecimento já registrado na Terra, pois significa a presença de Deus entre os homens. Na verdade, Jesus foi o excelso  emissário enviado por Deus para trazer a luz da verdade para aos homens e o roteiro definitivo que leva à salvação. O mundo se divide em dois episódios bem distintos: um antes e o outro depois de Jesus Cristo. Se não fora pelo seu grande amor à humanidade ao ponto de sacrificar-se por ela, o mundo hoje seria completamente diferente se conseguisse sobreviver até a época atual. Portanto o Natal não deve ser entendido somente como o nascimento de um menino chamado Jesus, mas, a sua mensagem de salvação da humanidade. Na época em que Jesus esteve na Terra não foi compreendido em sua missão, mesmo seus discípulos tinham dúvidas quanto à excelsitude da Boa Nova e os Judeus o consideravam como agitador das massas pelo que a sua mensagem provocara no povo. Passados dois mil anos a sua mensagem continua viva e verdadeira, pois que representa a vontade de Deus que é imutável e eterna. Ao comemorarmos o Natal junto aos amigos e familiares não nos esqueçamos de que esta festa antes de tudo é uma comemoração à vinda do Filho de Deus a este mundo por amor aos homens.

sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

EVANGELHO DE JESUS


O Evangelho de Jesus é roteiro infalível que conduz o homem a Deus. Ele representa um resumo das leis de Deus em palavras simples e compreensíveis para todas as religiões porque seus ensinamentos são universais. Na verdade, ele representa a vontade de Deus transmitida aos homens por Jesus Cristo para que ficasse gravado definitivamente nos corações humanos. Embora, tenha sido transmitido em histórias simples e em parábolas em virtude ainda da ignorância e do despreparo dos homens da época, ele contém na essência tudo que a humanidade necessita para alcançar o Reino de Deus. Jesus, por si mesmo, não deixou nada por escrito. Os seus ensinamentos foram posteriormente escritos por quatro de seus apóstolos e complementado pelas epístolas de alguns apóstolos e discípulos. Não obstante o Evangelho tenha sido escrito há dois mil anos ele ainda é o mesmo roteiro para a atualidade porque as leis de Deus são imutáveis e daqui há dois mil anos será também o caminho definitivo para a humanidade futura, independente do progresso alcançado.

quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

ESTRELA DE BELÉM


Muito se questiona com relação ao aparecimento de uma estrela sobre a manjedoura onde nasceu Jesus, guiando os Reis Magos até o local onde estava o menino com seus pais e alguns pastores. Ora, É evidente que nenhuma estrela da galáxia desceu para a Terra o que seria totalmente impossível, todavia, o fenômeno em si existiu. Então, como se explica tal acontecimento à luz dos conhecimentos científicos da atualidade? A explicação é a mesma para justificar outros fenômenos semelhantes descritos na Bíblia e no próprio Evangelho de Jesus, como por exemplo, o aparecimento da pomba sobre a cabeça de Jesus quando foi batizado por João no rio Jordão; o aparecimento de Moisés e Elias ao lado de Jesus no monte Tabor no fenômeno da transfiguração; o aparecimento de moedas dentro do peixe pescado por Pedro a fim de pagar os impostos; o aparecimento de Jesus aos discípulos depois de sua morte e muitos outros fenômenos semelhantes que confirmam plenamente a possibilidade de materialização, hoje plenamente conhecido das religiões espiritualistas. Então, o que aconteceu no nascimento de Jesus com o aparecimento de uma luz em formas de estrela sobre o local onde se encontrava a criança é também um fenômeno de materialização, possivelmente provocado pelos mesmos Anjos que se materializaram para os pastores anunciando o nascimento do menino.

quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

ALELUIA




Hosanas ao Senhor. O filho de Deus que veio ao mundo para trazer a salvação aos homens. O Messias prometido para libertar os homens da ignorância e do pecado e conduzi-los novamente para Deus. Desceu do Reino Celestial até este mundo de escuridão para trazer a luz da verdade que dissipa as trevas e ilumina o caminho da libertação. Entrou triunfante em Jerusalém para anunciar que o Reino de Deus tinha chegado para os homens. Ensinou no Templo que ele viera a este mundo pela vontade do Pai para reunir as suas ovelhas em seu aprisco e conduzi-las novamente para Deus. Hosanas ao Senhor, que se imolou na cruz para a salvação dos homens. No Natal, ao comemorarmos o nascimento de Jesus não nos esqueçamos de louvar a Deus por ter mandado seu Filho a este mundo por amor aos homens.

terça-feira, 9 de dezembro de 2014

CORDEIRO IMACULADO


O símbolo do cordeiro no âmbito da espiritualidade significa a pureza, a mansidão, a docilidade e a obediência, pois justamente essas qualidades foram a característica da personalidade de Jesus quando passou por este mundo até o sacrifício final na cruz. Jesus é o cordeiro de Deus que veio a este mundo para trazer pessoalmente  a mensagem Divina contida em seus ensinamentos que representam um resumo das leis de Deus. Na verdade a Boa Nova que se transformou no Evangelho é o roteiro seguro para guiar os homens no caminho que leva ao Reino de Deus. O símbolo do cordeiro é tão marcante que o próprio Jesus se intitulou como Pastor das ovelhas que são os homens que o aceitaram. Quando Ele se referiu ao julgamento deixou bem evidente que aqueles que aceitaram os seus ensinamentos e pautaram sua vida por eles são as ovelhas que estarão à sua direita e aqueles que se desviaram do caminho de Deus são os bodes colocados à sua esquerda, isto é, os que foram condenados pelo Juízo.

sábado, 6 de dezembro de 2014

MISERICÓRDIA




O homem não se dá conta de todas as dádivas que recebe diariamente porque se acostumou a elas e não se preocupa de onde vêm todas essas benesses e nem de quem lhe outorga esse privilégio porque está preocupado consigo mesmo e com as suas necessidades e interesses imediatos da sua existência. Não me refiro somente à providência que a natureza lhe oferece com abundância tudo de que necessita para a sua sobrevivência, isto é, os alimentos, as águas, as matas, o clima, as chuvas, o sol e tudo o que não foi criado pelo homem e que é parte  integrante de sua existência terrena. Mas o que quero me referir, além das dádivas naturais, é a maravilha da vida. A maioria dos seres humanos não tem consciência da essência da vida e que se manifesta em todos os seres vivos, apenas usufruem dela como um evento natural sem mais indagações, a não ser que ela surge no nascimento e desaparece na morte. Na verdade, essas manifestações materiais da vida, que diríamos de vitalidade, são apenas aspectos exteriores da fonte geradora que sustenta a exteriorização vital nos seres vivos. O foco da vida não se encontra nos corpos materiais, mas sim, no espírito que anima estes corpos. E se quisermos nos aprofundar mais diríamos que toda vida no universo provem de Deus, a fonte inesgotável que sustenta toda a criação. Sendo assim, os seres humanos deveriam render graças diariamente, agradecendo o Criador pelas incomensuráveis dádivas de que é beneficiado constantemente e como retribuição a tudo o que tem recebido cuidar de seu lar terreno com carinho e respeito à natureza incluindo toda a manifestação de vida com que compartilha aqui na Terra. Todavia, a realidade é outra, isto é, o homem se tornou o maior predador da natureza, poluiu o meio ambiente, dizimou os animais, devastou as florestas, contaminou as águas e exterminou seus irmãos, companheiros da jornada terrena e mesmo assim a natureza procura por todos os  meios se recompor para manter ainda a vida aqui na Terra. O homem se esqueceu de que ele não é proprietário de nada neste mundo uma vez que tudo lhe é tirado pela morte mesmo o seu próprio corpo. Mas, a misericórdia de Deus é infinita e dá sempre novas oportunidades para os homens refazerem os seus erros e aprenderem a grande lição de que ele existe pela bondade de Deus e que tudo no universo pertence a Ele.

GRATIDÃO


Ante a grandiosidade do universo o homem se queda atônito de admiração e respeito pela perfeição e magnificência em que se encontra inserido como uma peça dessa incomensurável grandeza que lhe escapa ao entendimento, mas a sente no coração. A vida, em todas as suas manifestações, se evidencia por uma perfeição que ainda mal podemos compreender, mas que se manifesta ostensivamente aos nossos olhos como uma mensagem a nos lembrar daquele que criou toda essa incomensurável perfeição e beleza. Desde o microcosmo ao macrocosmo se evidencia sempre a mesma  ilimitada inteligência a comandar a criação com um propósito bem definido a ser alcançado por tudo o que conhecemos e mais ainda pelo que não conhecemos. Não obstante a insignificância do planeta Terra frente a imensidão do universo e a pequenez do ser humano frente a vida universal, somos parte integrante desta criação e portanto sujeito também aos desígnios do Criador. Quanto mais conhecemos o desenvolvimento do universo mais se ressalta uma lei universal que tudo coordena e impulsiona para um determinado alvo que é a evolução, tanto da matéria como a dos seres vivos. Intimamente sentimos a presença dessa força incomensurável que movimenta tudo e que mantém a vida no universo. Ao homem cabe-lhe se sujeitar a esta grandiosidade em perfeição e sabedoria, sabendo que tudo o que existe  tem um propósito bem definido onde ele se encontra como uma peça viva dessa infinita engrenagem que é a vida.

sexta-feira, 5 de dezembro de 2014

CAMINHO, VERDADE E VIDA


“Eu sou o caminho, a verdade e a vida, ninguém vai ao Pai senão por mim”, são estas as palavras textuais do Evangelho de Jesus, quer dizer, Ele é o legítimo representante de Deus entre os homens a fim de trazer a mensagem libertadora contida em seus ensinamentos. Se não fora por Jesus, por seu grande amor aos homens, toda a humanidade teria se descambado para a decadência moral e espiritual, uma vez que há dois mil anos a maior parte do mundo conhecido, com exceção dos judeus, era idólatra e mesmo os judeus estavam atravancados no formalismo estéril de adoração a Deus, sufocados por leis retrógadas e tradições rígidas e estéreis sob o ponto de vista espiritual. A Boa-Nova, que é a mensagem de Jesus, veio trazer uma nova concepção a respeito de Deus e mostrar que a vida aqui na Terra é passageira e que a verdadeira vida é a do espírito. Todos os seus ensinamentos e promessas se referem à vida futura e que a condição que cada um encontrar na outra vida vai depender de como ele viveu aqui neste mundo. Isto está bem explícito na parábola: “O  Rico e Lázaro”. Os ensinamentos de Jesus, embora muitas vezes velado pela alegoria ou da simplicidade das narrativas, contém na essência um resumo das Leis de Deus e o melhor caminho para chegar ao Reino do Céu.

JESUS




         “Deus amou o mundo de tal maneira que deu seu filho unigênito para trazer a salvação aos homens”. Esta passagem do Evangelho nos dá uma pálida idéia de quem é Jesus Cristo e de onde ele veio. A grandiosidade espiritual de Jesus ainda nos é incompreensível devido ao nosso atraso espiritual. Embora, ele tenha se sacrificado para trazer aos homens a mensagem de Deus, ainda não conseguimos entendê-la em sua essência e muito menos vivenciar os seus ensinamentos. As diversas interpretações do Evangelho deram origem às inúmeras seitas cristãs que se debatem por demonstrar que estão com a verdade e agindo como se Jesus fosse algo particular delas, usando o seu Santo Nome para as coisas mais comezinhas e banais da prática doutrinária. Jesus não veio ao mundo para instituir nenhuma seita religiosa porque a sua mensagem é universal destinada à salvação dos homens, isto é, trouxe a verdade para libertar os homens da ignorância e do pecado que nada mais é do que a transgressão das leis de Deus. Ele mesmo disse: “Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará” significando que o conhecimento da verdade é o conhecimento das leis de Deus. Então, a salvação se resume no conhecimento da vontade de Deus, expressa em suas leis e na vivência de cada dia em concordância com elas. Ora, as leis de Deus estão implícitas no Evangelho de Jesus exigindo de cada um ao lê-lo tenha olhos para ver, isto é, compreender o significado espiritual dos seus ensinamentos. Tudo o que Jesus ensinou e prometeu se refere somente ao mundo espiritual e nada referente às coisas do mundo. Os seus milagres tiveram por finalidade despertar os homens para as coisas de Deus a fim de prepará-los para o reconhecerem como o seu legítimo emissário, o Messias prometido nas escrituras.

quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

NASCER DE NOVO (CONTINUAÇÃO)



NASCER DE NOVO


Quando Nicodemos, Fariseu, Doutor da Lei do Sinédrio e um dos Judeus mais influentes em Jerusalém procurou Jesus ao anoitecer, para não ser visto por seus companheiros, tinha dúvidas que o atormentava desde que tinha tido conhecimento dos milagres  que  se tinha propalado pelo povo e, principalmente,  pela  Doutrina de Jesus e estava disposto a correr o risco de se encontrar pessoalmente  com Jesus a fim de obter do próprio Mestre as respostas para as suas dúvidas. Após o diálogo entre os dois sobre as questões apresentadas por Nicodemos, Jesus lhe respondeu: “Na verdade vos digo que para alcançar o Reino de Deus é necessário nascer de Novo”. Embora Nicodemos não tenha entendido de imediato o que aquelas palavras significavam, por não ter um embasamento espiritual a respeito deste assunto, as palavras de Jesus são bem claras quando afirma que é necessário nascer de novo para conseguir a ascensão espiritual, que na época se referia ao Reino de Deus. Quando Jesus disse que a carne provém da carne e o espírito provém do Espírito de Deus, significa que são duas coisas distintas uma da outra, isto é, o corpo de carne  provém da fecundação e geração dos pais, mas, o espírito é independente dos pais que geraram o corpo, pois  ele existia antes do corpo e sobrevive após a morte do mesmo. Quando Jesus disse que era preciso nascer de novo para alcançar o Reino de Deus queria dizer que após a morte do corpo atual, quando o espírito voltar novamente ao seu mundo estará em condições de nascer novamente como o fez anteriormente. Isto é lógico e evidente porque se o espírito nasceu uma vez pode também nascer outras vezes desde que ele é imortal. Se analisarmos esta questão com serenidade temos que admitir que para alcançar o Reino de Deus que é a perfeição que se possa imaginar, então o espírito para adentrá-lo deve estar nas mesmas condições. Um exemplo bem grosseiro, mas que pode dar uma idéia aproximada do assunto é supor que um convidado para uma cerimônia de gala se apresentasse sujo e mal vestido. Assim também é para o espírito que deseja adentrar o Reino de Deus, isto é, deve estar limpo de todas as mazelas e revestido das virtudes morais a que um ser humano pode alcançar e não antes.

(continua na próxima apresentação)




quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

JESUS E AS CRIANÇAS




As crianças sempre foram recebidas com muito carinho por Jesus em suas peregrinações pelas cidades por onde passava durante o seu apostolado aqui na Terra. Considerava as crianças como um vaso precioso que poderia receber com mais naturalidade a sua presença preparando-as para entenderem no futuro as suas lições. Na verdade, as crianças por estarem ainda vivenciando num clima de ingenuidade e pureza oferecem um campo propício à implantação das lições que modelarão a sua conduta no futuro. Quando Jesus disse: “Deixai vir a mim as crianças” se referia não somente às crianças da idade infantil, mas todos aqueles que se lhe assemelhavam, isto é, as pessoas simples e humildes como as crianças. Jesus enfatizou tanto esta passagem que reunido com seus discípulos deixou bem gravado a todos que para entrarem no Reino do Céu era necessário tornarem-se semelhantes às crianças.

JESUS E A SAMARITANA


O diálogo entre Jesus e a Samaritana ao lado do poço de Jacó é uma lição imorredoura para toda a humanidade em que ele mesmo confirmou ser o Messias anunciado pelos profetas e ainda mais, que ele trouxera a Água Viva para quem dela beber ter a vida eterna, isto é, a própria mensagem que trouxera aos homens para mostrar o caminho da eternidade. Na verdade o Evangelho de Jesus é o roteiro definitivo para a salvação da humanidade, uma vez que ele traduz a vontade de Deus e conseqüentemente o conhecimento das suas leis que regem toda a Criação. Esse quadro vivo entre Jesus e a Samaritana deveria estar gravado para sempre em nossos corações porque a Samaritana representa a própria humanidade.

JESUS CRISTO




Jesus Cristo não foi simplesmente o fundador do Cristianismo, mas, o Guia e Salvador de toda a humanidade, uma vez que ele veio como emissário de Deus trazer a luz da verdade a todos os seres humanos. A missão do Cristo é essencialmente espiritual e os feitos milagrosos que praticou foram no intuito de despertar a atenção e a confiança em suas mensagens. Embora, os seus ensinamentos se apresentam em formas de parábolas e histórias para o povo daquela época, a sua essência permanece pura e verdadeira independente do tempo e da evolução da civilização, isto é, o que era verdadeiro há dois mil anos permanece também para a atualidade, uma vez que as leis de Deus são imutáveis. O Evangelho de Jesus é como um cofre que guarda em seu interior o tesouro do conhecimento da vida, do universo e de Deus, cuja chave é a pureza de sentimentos de quem deseja abri-lo. Se os homens tivessem seguido o Evangelho como foi deixado por Jesus a Terra seria ainda um paraíso mesmo convivendo com os avanços científicos e tecnológicos, porque suas lições se destinam à alma, que é imortal.